Liga do Araguaia e Balanço de Carbono na Pecuária Sustentável do Vale do Araguaia

assista a vídeos do projeto

A LIGA DO ARAGUAIA, Liga de Desenvolvimento Regional do Araguaia, é um programa que visa estimular e replicar práticas de intensificação sustentável na pecuária de cria a partir da difusão e adoção de tecnologias modernas. O programa prevê:

• Integração com fazendas de cria para rastreabilidade de toda a cadeia de suprimento a partir do bezerro, integrando fazendas de cria que estarão aderindo ao projeto a partir de protocolos que retratem os principais atributos a serem seguidos;

• Realização de Dias de Campo para discussão e treinamento em práticas de pecuária sustentável para replicabilidade em fazendas da região;

• Diferenciação e agregação de valor aos produtos e serviços das atividades pecuárias desenvolvidas pelo projeto, a partir de vantagens competitivas e acesso a mercados conferidos pelas boas práticas adotadas pelos integrados.

No momento em que mudanças climáticas e aquecimento global tomam conta do noticiário e mobilizam a sociedade mundial, encontra-se também em implantação na região o projeto Carbono Araguaia. Tendo como objetivo o estudo de emissões dos “Gases de Efeito Estufa” (GHG) na pecuária da região, firmada com a Dow Agro Sciences uma parceria que permitirá o monitoramento, com o uso da ferramenta do GHG Protocol Agrícola, da redução de emissões de GHG obtida graças a adoção das práticas de intensificação sustentável.

“EM SUSTENTABILIDADE É PRECISO ESTAR SEMPRE UM PASSO À FRENTE DA LEI. E NÃO BASTA FAZER; É PRECISO TER A INTENÇÃO DE FAZER.”

CAIO P. DALLA VECCHIA

Sob a liderança do Grupo Roncador surgiu em novembro de 2014 na região do médio Araguaia mato-grossense a LIGA DO ARAGUAIA - movimento de iniciativa de pecuaristas que se concretiza a partir de projetos de parcerias estabelecidas com empresas e organizações da sociedade civil que respeitem o produtor rural e o Código Florestal. Tem o objetivo de estimular a intensificação das áreas degradadas, apoiar e disseminar a adoção de boas práticas agropecuárias e a regularização ambiental; gerando valor e vantagens competitivas na produção de carne de qualidade e sustentável.